Muitas vezes precisamos configurar respostas automáticas em nossos e-mails, principalmente em períodos de viagem e/ou férias. Para isso, siga corretamente os passos abaixo de acordo com seu nível de acesso (usuário ou administrador).
Se você é o USUÁRIO de uma conta de e-mail corporativa, siga os passos abaixo:
- Acesse o endereço https://webmail.platon.com.br/autoresposta e entre com seu endereço de e-mail e senha;
- Clique em Adicionar respondente automático logo abaixo do item Modificar/adicionar respondente;
- Preencha os campos conforme indicado no formulário, mantendo como utf-8 o Conjunto de caracteres e 1 no intervalo de horas (configuração recomendada, mas pode ser personalizada);
- Digite o seu nome no campo De e o assunto da sua resposta automática no campo Assunto (utilize Re: %subject% para que o próprio assunto do usuário seja mostrado);
- Digite no campo Corpo a mensagem que será enviada para quem lhe enviou o e-mail (utilize a variável %from% para mostrar o nome de quem lhe enviou o e-mail);
Exemplo:
%from%,
Estou em período de férias até XX/XX/XXXX, por favor entre em contato com Ciclano através do e-mail xxxxx@exemplo.com.br.
--
Atenciosamente,
Fulano - Opcionalmente (para usuário avançados) você poderá marcar a opção "Esta mensagem contém HTML." para utilizar tags html;
- Por padrão, as opções de Inicie e Pare estarão configuradas como Imediatamente e Nunca respectivamente, para que a sua autoresposta inicie logo após a conclusão dessa configuração.
Se desejar, você poderá utilizar a opção Personalizado para definir uma data e hora inicial e de parada de sua autoresposta; - Clique no botão Criar/Modificar para concluir a configuração de sua autoresposta;
OBS.: A qualquer momento você poderá remover uma resposta automática na tela inicial de autoresposta.
Se você é o ADMINISTRADOR de sua conta de hospedagem, siga os passos abaixo:
- Acesse sua Central do Cliente com o e-mail e senha cadastrados conosco;
- Após estar logado, no menu da Central, clique em Produtos > Meus produtos;
- Na tela de produtos contratados, clique sobre o botão ATIVO ao lado do plano de hospedagem que você deseja realizar a configuração;
- Nessa tela, localize o botão Autorespostas e clique sobre ele;
- A partir daqui, siga os passos descritos para usuários a partir do item 2;
É comum em situações de férias e/ou viagem configurar encaminhadores de e-mail automático, se você deseja fazer essa configuração também, siga os passos descritos em Como faço para encaminhar e-mails automaticamente para outra conta de e-mail?
Lembrete: Em caso de dúvidas e/ou dificuldades em realizar um dos procedimentos acima, sinta-se livre para entrar em contato com nosso atendimento, entretanto destacamos a necessidade de você já ser um contato predefinido (preposto) em sua Central do Cliente para que o atendimento possa ser realizado com segurança.