O serviço de Backup permite que se faça backup de máquinas virtuais convidados individualmente (VMs) nos hosts VMware com o nosso conjunto de backup do VMware. O módulo de backup VMware Guest VM fornece um conjunto de ferramentas para executar o backup a quente de VMs em execução no ambiente VMware.

Quando necessário restaurar uma VM, além de restaurar toda a imagem VM, também é possível utilizar o recurso de restauração granular que permite montar os discos virtuais em umo VM de backup e restaurar arquivos individuais dentro da VM sem a necessidade de subir a VM como um todo.


Arquitetura do sistema

Abaixo está o diagrama de arquitetura do sistema ilustrando os principais elementos envolvidos no processo de backup para o VMware. Este guia foca na instalação do software, bem como no processo de backup e restauração de ponta a ponta, usando o serviço de Backup.


Recuperação de VM (migração VM para localização permanente)

Para finalizar a recuperação de uma VM, é necessário migrá-la para um local permanente no host do VMware. Os próximos itens desrevem passo a passo para a restauração:

1) VMware Snapshot

Um instantâneo VMware é criado para a VM

2) Copiando arquivos

Os arquivos de backup do Datastore NFS são copiados para o armazenamento de dados de produção no host VMware.

3) Copiando mudanças

As alterações feitas na VM após a criação de instantâneos são movidas para o novo local.

4) Consolidação de dados

A VM está temporariamente suspensa para consolidar as alterações feitas após a criação de instantâneos.

5) Retomar VM

Depois que todas as alterações são consolidadas, a VM é retomada.

6) Desmontar Datastore NFS

O datastore é desmontado.

Para o conjunto de backup vCenter VM, desde que o recurso vMotion do conjunto vCenter esteja funcionando corretamente, a VM não será suspensa durante a consolidação de dados.


Modo de backup

Existem dois modos de backup disponíveis para VMware:

Modo com VDDK

Para a VM no host do VMware na edição Empresarial, Enterprise e Enterprise Plus, o backup é executado no modo VDDK. O backup no modo VDDK produz uma cadeia de backup que consiste em um arquivo VDDK completo e um conjunto de arquivos incrementais VDDK.

  • Durante o primeiro backup, um arquivo completos (*.F.vddk) é criado no destino de backup.

  • Durante os backups subsequentes, o rastreamento de alteração de bloco (CBT), recurso nativo do VMware é empregado, identificando os setores de disco alterados desde o último backup. Blocos alterados são salvos em arquivo VDDK incremental (*.i.vddk) na cadeia de backup.

Durante um backup subsequente no modo VDDK, o serviço de Backup consulta CBT através do VADP (vSphere APIs for Data Protection) para solicitar a transmissão de todos os blocos alterados desde o último backup. Como não há necessidade de transmitir completamente os arquivos das VMs para o computador cliente de backup para geração do arquivo delta, o backup no modo VDDK acelera muito a velocidade do backup subsequente.

Pro

Velocidade de backup mais rápida para backups subsequentes em comparação com o backup sem VDDK, como resultado de fazer backup apenas do tamanho usado da sua VM em vez de toda a máquina para melhorar a eficiência de backup. Isso também ajuda a minimizar o requisito de tamanho de armazenamento e reduzir o custo de armazenamento.

Con

Requer licença paga, isto é, licença VMware Essentials para vSphere API.

Modo de backup sem VDDK

Para a VM no host do VMware na edição Empresarial, Enterprise e Enterprise Plus, sendo o backup executado no modo sem VDDK, o backup produz uma cadeia de backup que consiste em um arquivo VDDK completo e um conjunto de arquivos incrementais VDDK tal qual com VDDK, mas:

  • Durante o primeiro backup, um backup completo (e.g. arquivo de disco virtual (*.vmdk)) é criado no destino de backup.

  • Durante os backups subsequentes, o delta é criado pelo serviço de Backup, para rastrear apenas blocos de dados que tenham alterações desde o último backup. Todos os blocos de dados alterados são salvos como arquivos delta incrementais/diferenciais na cadeia de backup.

Durante um backup subseqüente no modo sem VDDK, os arquivos VM são transmitidos para o computador cliente de backup, para geração de delta:

Pro

A versão gratuita do ESXI é suportada.

Con

Velocidade de backup mais lenta para backup subsequente em comparação com o backup do VDDK, como resultado de ter a VM inteira ter que ser gravada toda vez, independentemente do tamanho real usado.

Comparação entre VDDK e sem VDDK

 

VDDK (CBT)

sem VDDK

Backup completo

Usado tamanho de dados do host

Tamanho dos dados provisionados do guest

Incremental / Diferencial

Gerado pelo host VMware usando CBT

Gerado pelo serviço de Backup na máquina onde esta instalado, usando delta em arquivo

Tamanho do Armazenamento

Usa menos cota de armazenamento

Usa mais cota de armazenamento

Custo de armazenamento

Menor custo de armazenamento

Maior custo de armazenamento

Velocidade de backup

Velocidade de backup mais rápida devido ao menor tamanho de dados

Velocidade de backup mais lenta devido ao tamanho de dados maior

Execute o suporte direto

Sim

Não

Restauração do formato VDDK para VMDK

Sim

Não

RESTAURA GRANULAR

Sim

Sim

Plataforma Windows

Sim

Sim

Plataforma não Windows

Não

Sim

 


Requisitos

Requisitos do servidor VMware vCenter / ESXi

Para backup de máquinas virtuais em servidores vCenter / ESXi, verifique se os seguintes requisitos são atendidos.

ESXi / vCenter Patch Release

Certifique-se de que a versão mais recente do patch suportado seja instalada nos hosts vCenter / ESXi para evitar problemas crítico, como corrupção para alterar os dados de rastreamento em determinada situação.

Especificação de licença

  • Licença Paga (Licença VMware Essentials ou acima): VMware ESXi e vCenter V5, V5.5, V6, V6.5 e V6.7

  • Licença Free: VMware ESXi V5, V5.5, V6, V6.5 e V6.7

ESXI Shell Access

  • O acesso ao shell ESXi deve ser ativado nos servidores ESXi. Consulte o seguinte artigo VMware KB para instruções: https://kb.vmware.com/kb/2004746

  • Consulte o suporte VMware se você não tiver certeza do processo.

SSH

O SSH deve ser ativado no hipervisor (servidor ESXi). Para ativar o login root SSH em host ESXi, siga estas instruções do VMware: http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_us&cmd=displaykc&externalid=8375637

Conta Root

O serviço de Backup requer acesso ao root do servidor ESXi para executar o backup e a restauração.

Requisito de Porta

Para o ambiente com o firewall, o vCenter, servidores ESXi e computador cliente de backup devem ser capazes de se comunicar uns com os outros.

Assegure-se de que as portas 22, 80, 111, 443 e 902 permitam a comunicação de saída nos servidores vCenter e ESXi. Consulte o link abaixo para detalhes sobre o uso da porta:

https://kb.vmware.com/s/article/2012773

https://kb.vmware.com/s/article/2106283

https://kb.vmware.com/s/article/2039095

https://kb.vmware.com/s/article/2131180

As portas 443 e 902 são portas padrão no VMware.
Se alterados, os requisitos do firewall serão também.

Espaço em Disco Disponível no Datastore

Espaço em disco suficiente deve ser alocado no armazenamento de dados (por exemplo, 1,2 x tamanho da maior máquina virtual selecionada para backup), onde as máquinas virtuais para backup estão localizadas.

Tamanho Máximo do Disco Virtual

Para o VMware ESXi versão 5.1 e anterior, o tamanho máximo de um disco virtual para backup não pode exceder 1,98 TB (ou menos, dependendo da configuração do tamanho do bloco do armazenamento de dados). Detalhes - http://kb.vmware.com/kb/1003565

VMware Tools

As ferramentas do VMware são usadas para desativação(quiescing) das VMs antes de processa-las. Para criar backups consistentes para as VMs em plataformas Windows, verifique se as ferramentas do VMware estão instaladas e atualizadas em todas as VMs para executar o backup.

Quiescing é um processo que garante que os dados do disco estejam em um estado adequado para backups para reduzir a possibilidade de corrupção de dados após a restauração. Isso é especialmente importante para aplicativos baseados em estados transacionais em tempo de execução, como o MS SQL Server. Existem diferentes tipos de mecanismos de quiescing, de acordo com os sistemas operacionais convidados (por exemplo Crash-consistent, File-system-consisgtent e Application-consist quiescing).

VMWare Player 16 - VIX

Versões compativeis de ESXi / ESX Hosts e Máquinas Virtuais

Consulte este link para obter informações sobre as versões de hardware de máquina virtual suportada e compatível no VMware vSphere: esExi/esx hosts e compatível lista de versões de hardware da máquina virtual (2007240)

Requisitos do Computador Cliente de Backup

Para backup de máquinas virtuais em servidor ESXi sem um vCenter, um computador separado deve estar preparado para instalar o serviço de Backup.

IMPORTANTE
o serviço de Backup não pode ser instalado em um servidor ESXi diretamente.

Para o ambiente com o vCenter, o serviço de Backup é instalado no computador vCenter para melhor desempenho.

Linux / Mac OS X

O modo de backup do VDDK e a restauração granular não são suportadas para o computador cliente de backup nas plataformas Linux / Mac OS X.

Espaço em Disco

O espaço em disco suficiente deve ser alocado no computador cliente de backup (ou no computador vCenter) para o diretório temporário configurado para o conjunto de backup com a fórmula para cálculo do espaço em disco seguinte:

  • * (Total de arquivo * Ratio Delta) * Número de destinos de backup = espaço máximo livre necessário **

O cálculo é baseado no tamanho atual da VM, e não leva em conta o crescimento da VM do convidado ao longo do tempo. Recomenda-se para o Rápido Convidado VM O espaço livre máximo necessário deve ser revisado regularmente para evitar potenciais problemas de backup.

VMware Snapshot
Não suportado.
Virtual Machine State
Não suportado
Requisitos de Nome de Arquivos

Se o nome do arquivo da maquina virtual contém algum desses caracteres, o backup irá falhar:

` ^ ~ = ; ! / ( [ ] { } @ $ \ & # % +

https://kb.vmware.com/s/article/2031763

Requisitos Para Backup sem VDDK

  • Disco independente (persistente ou não persistente)

  • O disco independente só pode ser feito backup se o VM for desligado durante um backup. Se a VM for iniciada durante o backup, todos os discos independentes selecionados para backup não podem ser submetidos a backup.


Melhores práticas e recomendações

Por favor, considere as seguintes recomendações para executar o Backup do VMware:

Use a versão mais recente do serviço de Backup

Instale a versão mais recente do serviço de Backup.

Instale serviço de Backup em uma Máquina Real

Para melhor desempenho de backup e restauração, é altamente recomendável que a serviço de Backup esteja instalado em uma máquina real. A medida que a VM de convidados pode ser muito grande, durante backups e restaurar isso pode envolver a compactação e criptografia de grandes quantidades de dados, que podem ser muito intensivos de recursos.

VMware Tools

Certifique-se de que a versão mais recente das ferramentas do VMware esteja instalada em cada VM convidado selecionada para backup. O VMware Tools é usado pelo serviço de Backup para quiesce nos VMs convidados antes de fazê-los para criar backup consistente para o seu VMS.

O quiescing é um processo que garante que os dados do disco estejam em um estado adequado para backups para reduzir a possibilidade de corrupção de dados após a restauração. Isto é especialmente importante para aplicativos baseados em transações em execução em VMs como MS SQL Server, troca do MS, etc. Existem diferentes tipos de mecanismos de quiescing, de acordo com os sistemas operacionais convidados (por exemplo, consistente de acidente, consistente de arquivo e aplicativos quiescing).

VMWare Player 16 - VIX

Não Use uma VM para o serviço de Backup

Embora a instalação do serviço de Backup em um VM é possível, o backup e a restauração funcionarão como em uma máquina física. Essa configuração é realmente ineficiente e pode levar a possíveis gargalos de desempenho no servidor VMware. Como o sistema operacional VM convidado não possui acesso direto ao hardware físico onde os dados residem, um agente de backup instalado dentro do VM convidado deve passar pela camada de virtualização para acessar os dados da máquina virtual convidado.

Use o modo de backup do VDDK / recurso CBT

O recurso CBT (Changed Block Tracking), que é necessário para o backup no modo VDDK, é suportado pelo Host VM com a Licença VMware Essentials (ou outras licenças pagas). O recurso CBT, que é utilizado para rastrear alterações de blocos de dados, pois o último backup pode ser feito rapidamente e diretamente no host VM. Portanto, o desempenho de backups incrementais é muito mais rápido com o modo de backup do VDDK.

Outra vantagem do modo VDDK é a quantidade de backup de dados é relativamente menor. O tamanho de dados usado do VM convidado é do tamanho provisionado, portanto, o custo de armazenamento desses backups será menor.

Uso adequado do diretório temporário

O diretório temporário de um conjunto de backup VMware VM é definido para um volume local e não para um volume de rede (por exemplo, para melhorar o desempenho de E/S). No entanto, o diretório temporário não deve ser definido para o volume do sistema (por exemplo, onde o sistema operacional está instalado).

Planeje seus horários de backup cuidadosamente para minimizar qualquer impacto de desempenho no host VMware

Para evitar um impacto negativo de desempenho nas VMs, deve ser agendado os backups para limitar o número de backups concorrentes em um host e dados compartilhados. Os hosts normalmente compartilham os mesmos datastores em ambientes virtuais e os gargalos causados ​​por muitos backups de VM simultâneos em um único datastore afetarão todos os hosts que possuem o VMS em execução nesse armazenamento de dados.

Backup dos VMs guest para mais de um destino

Para fornecer flexibilidade máxima de proteção de dados e recuperação, você deve considerar armazenar seus backups VM convidados em vários destinos de backup, idealmente locais no local e externo. Locais no local em unidades locais ou de rede permitirão uma recuperação rápida, mesmo para grandes VMs. Embora os locais externos assegure-se de que, se houver uma interrupção do site, o guest pode ser restaurado a partir de outro local.

Alocação de memória java adequada

Considere aumentar a configuração da Alocação de Memória Java para serviço de Backup (Espaço Heap Java) se estiver usando o modo de backup sem VDDK ou a restauração granular, recomenda-se aumentar o espaço de tamanho de Heap de Java para pelo menos 2 GB ou acima para o desempenho ideal. Consulte este artigo KB para aumentar o tamanho do Heap https://docs.oracle.com/cd/E57185_01/EPMDO/ch08s01s02.html

Teste de recuperação de rotina

Considere executar o teste de recuperação de rotina para garantir que seu backup esteja configurado e executado corretamente.

Desativar o instantâneo de memória ou quiesce opções de convidado

Considere desativar o instantâneo de memória ou as opções de convidado Quiesce ao receber o Snapshot para o Backup VMware VM, encurtar o tempo necessário para o processo.

  • Instantâneo a memória da máquina virtual

  • Quiesce Sistema de Arquivos de Guest (as ferramentas VMware devem estar instaladas)


Tecnologia de Restauração Granular

O Serviço de Backup Permite a recuperação de arquivos individuais de uma VM convidado sem inicializar ou restaurar todo o convidado VM primeiro.


War diese Antwort hilfreich? 0 Benutzer fanden dies hilfreich (0 Stimmen)