Considerado por muitos como um canal “em baixa” o Email Marketing vem cada vez mais se mostrando uma excelente ferramenta para manter relacionamento com suas listas de contatos promovendo sua empresa e consequentemente gerando novas oportunidades para seu negócio.
Mas, como toda ferramenta de comunicação, a má utilização do Email Marketing pode prejudicar, ao invés de beneficiar sua marca. Sendo assim, utilizar de forma correta este canal fará com que você destaque-se em relação a outras empresas.
Bora ficar por dentro das dicas? Aí vai!
Tenho certeza que você já recebeu, ou mesmo está recebendo vários emails que ao menos se cadastrou para receber. O que você faz com estes emails? No mínimo você deleta e ainda marca como SPAM. É exatamente isso que farão com suas mensagens se enviar um email sem autorização.
Então já fica a dica, nunca utilize listas de emails compradas, ou mesmo conseguidas com um “jeitinho” por alguém. Além de prejudicar a reputação de sua marca, também irá afetar tecnicamente o seu endereço de email perante os servidores na internet.
Então, sempre envie emails para contatos que aceitaram fazer parte de sua lista e autorizaram você a enviar emails. Estratégias como inserir formulário para preenchimento no site ou coletar emails para acesso a materiais exclusivos são boas táticas para coletar emails.
Mesmo assim sempre deixe disponível em suas campanhas a opção para que a pessoa possa se descadastrar de sua lista.
Durante o processo de construção da sua lista de contatos, você vai identificar que o público cadastrado pode possuir interesses diferentes entre si, principalmente se você oferece produtos ou serviços diferentes que atendam necessidades específicas.
A forma de segmentar vai variar muito e não há uma regra padrão, pode ser por região, por características pessoais, por segmento de atuação, enfim.. O importante é entender o que diferencia um contato do outro para que recebam emails com assuntos que de fato os interessem.
Essa estratégia vai gerar mais engajamento de suas listas e reforçar a sua autoridade nos assuntos aos quais esteja tratando nos emails.
A partir do momento em que você começar a enviar emails para seus contatos (e estes continuam interessados em receber) estas pessoas, de alguma forma, começam a esperar para ler os seus conteúdos. Desta forma, é muito recomendado que sua empresa adote uma agenda (e cumpra) de envio de newsletter.
Importante! Tenha bom senso ao definir o roteiro de envios, tudo que é de mais faz mal, e com Email Marketing não é diferente. Procure enviar sempre nos mesmos dias e horários, isso fará com que seu contato possa se organizar para ler os seus conteúdos.
O fato de ter uma agenda de envios regulares não deve fazer com que os conteúdos devam ser só para cumprir tabela. Existe um universo inteiro em torno de sua empresa, seus produtos, seus contatos, enfim, use a criatividade e ofereça a seus contatos conteúdos que realmente façam a diferença para eles.
Tenha em mente que o conteúdo oferecido através do Email Marketing (e em outros canais) é quase que um presente para seus contatos. É através do conteúdo que as pessoas irão entender sua proposta de valor, seu propósito e entenderão o real motivo de escolher a sua empresa para resolverem seus problemas.
Seguindo na linha da dica anterior, o formato do conteúdo também é extremamente relevante para garantir o seu sucesso no envio de emails.
O assunto do email é (na minha opinião) mais do que 50% do fator de sucesso de sua campanha de Email Marketing. Então chame a atenção sim! Porém, não deixe de lado a honestidade! Se você prometeu algo no assunto, entregue isso no corpo do email. Caso contrário, já sabe né!?
O corpo do email é o conteúdo em si, é ali que você vai estruturar sua proposta de valor, não to falando em vender ok? É no corpo que você vai conquistar a atenção e o prestígio de seus contatos.
Uma dica, deixe a “perfumaria” como ultimo item da lista na hora de redigir um email. Corpos de email mais simples , com linguagem direta e personalizações como: nome do contato, sua assinatura e uma saudação tem mais probabilidade de ganharem sua atenção.
Quando os contatos estão engajados e acompanhando seus conteúdos, certamente irão interagir com você. Portanto, sempre responda as dúvidas, críticas, elogios, enfim, a tudo que te responderem. Em alguns casos, se seu interesse é vender, os contatos que te respondem tem mais chances de se tornarem seus clientes primeiro.
Errar faz parte do processo! Então, sempre que perceber algum erro, independente de qual seja, busque retificar-se e o quanto antes pedir desculpas para sua audiência. Isso demonstrará maturidade e respeito com seus contatos. Afinal, errar é humano não é mesmo?
E então, você já utiliza Email Marketing para se relacionar com seus contatos? Quer nos falar sobre como você utiliza esta importante ferramenta? Deixe seus dados abaixo pra gente conversar! Nós temos uma solução completa para disparo de campanhas de email que atende as boas práticas para envio de emails, dá uma conferida clicando aqui.
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