A segurança de dados é um assunto que cada vez mais ganha destaque e se torna pauta importante no planejamento de muitas empresas. Por sua vez, o backup em nuvem entra como ferramenta fundamental para o sucesso nos negócios.
Neste post vamos te dar 10 dicas de backup em nuvem para empresas.
Sempre que estamos falando em nuvem, trata-se de uma tecnologia escalável que disponibiliza recursos computacionais como serviço.
Desta forma, é preciso estar atento a como estão sendo utilizados os recursos em nuvem, de modo a evitar desperdícios e consequentemente pagar por recursos a mais do que é necessário para a aplicação.
Realizar backups incrementais é uma boa saída para alinhar backups atualizados com utilização otimizada de espaço em disco. Em uma solução eficaz de backup em nuvem irá gerenciar e controlar o versionamento dos arquivos possibilitando que sejam enviados para nuvem somente os arquivos que foram atualizados desde o último backup.
Preparamos um post em nosso blog dando mais detalhes de como funciona um backup em nuvem incremental.
Além de realizar backups incrementais, é possível também, nas melhores soluções de backup em nuvem, realizar a compactação dos dados antes de serem enviados a nuvem economizando também na utilização do espaço.
Como citado no item anterior, nas melhores ferramentas de backup em nuvem do mercado, (como, por exemplo, o Ahsay) possuem tecnologia e recursos para garantir que todos os dados sejam atualizados de forma incremental sem duplicar informações.
Sendo assim, é desnecessário realizar backup do backup, ou seja, basta fazer backup dos arquivos originais e seu backup estará seguro. Além da realização incremental dos backups, os softwares de backup para empresas também possuem o recurso de retenção de dados.
A retenção de dados fará com que versões de arquivos alterados ou excluídos sejam mantidas por um período que você mesmo define. Podendo posteriormente restaurá-los como estavam em determinada data.
Tratando-se de backup em nuvem para empresas é inegável que a nuvem é um ambiente muito mais seguro do que a estrutura local da empresa.
Porém, em casos de grande volume de dados é interessante manter um backup local além da cópia em nuvem para efetuar uma restauração mais rápida.
Todavia, o fato de ter um backup local, não deve pôr em risco toda a segurança que um backup em nuvem possui. Nestes casos, um bom software de backup, mesmo localmente, irá proteger seus dados com retenção e criptografia dos dados, que falaremos no próximo item.
Tanto na nuvem quanto localmente, é muitíssimo recomendado utilizar criptografia para proteger os dados armazenados garantindo assim o sigilo sobre as informações da empresa.
A chave criptográfica é uma senha personalizada que você mesmo define para armazenar de forma segura os backups.
A chave criptográfica é tão segura e importante, que sem a posse da senha os dados são considerados arquivo morto e são inutilizáveis. Por isso, aqui na Platon, sempre ressaltamos a importância de definir uma chave criptográfica que não seja esquecida para garantia de uma restauração com sucesso.
Diferente de simplesmente armazenar arquivos em nuvem, soluções de backup em nuvem para empresa possuem recursos avançados e diversas integrações que facilitam a configuração melhorando ainda mais a execução das rotinas de backup.
Algumas integrações que estão disponíveis na solução de backup em nuvem da Platon são:
Mesmo possuindo soluções de software completas para realizar backup integrados de bancos de dados ou máquinas virtuais de forma otimizada, presenciamos muitas empresas subutilizando as soluções contratadas.
Portanto, além de vasculhar e conhecer melhor a sua solução, busque dialogar e ter ao lado uma empresa que tenha conhecimento e consiga conectar melhor as soluções de nuvem com a real necessidade de seu negócio. A Platon pode te apoiar nisso.
Em soluções de backup em nuvem para empresas como a da Platon, por exemplo, são enviados emails com relatórios completos informando o status da rotina de backup que foi agendada.
Estes emails diferirão de acordo com a categoria de evento e situação ocorrida. Anexo a estes emails, seguirá um arquivo em PDF contendo detalhadamente todos os arquivos, diretórios, taxa de compactação espaço total utilizado, enfim, todas as informações que você precisa saber para ter garantia de que o backup foi corretamente efetuado.
Alguns dos termos de status que são destacados no assunto dos emails de log são:
Então, a nossa dica é: crie filtros de acordo com o assunto do email para separar em pastas diferentes na sua caixa de entrada as situações que precisem de atenção. No exemplo dos assuntos de email acima é possível criar um filtro para todos os emails que tiverem assunto diferente de “sucesso”.
Assim você precisará se preocupar e acionar o suporte de sua solução de backup em nuvem quando o email cair em uma pasta de “não sucesso”.
Como mencionado neste post, um dos melhores, mais completos e mais prático software de backup em nuvem para empresas atualmente no mercado é o Ashay. Pois, possui compatibilidade com os principais sistemas operacionais do mercado, recurso de criptografia, retenção, cópia local e uma série de outros recursos avançados.
Obviamente existem outras soluções no mercado, tanto pagas quanto gratuitas. O que queremos recomendar neste item é que você encontre a melhor solução que atenda a sua necessidade e centralize todos os backups em uma única solução.
Além de ter mais segurança e evitar incompatibilidade ou conflitos de softwares sendo executados juntos, você terá mais produtividade e facilidade no gerenciamento de seus backups. Podendo validar rotinas, corrigir falhas e restaurar os dados de forma muito mais rápida.
Em tecnologia há aquelas pessoas que são da linha: “Eu só acredito vendo!”. E isso não está errado.
Com tantas soluções disponíveis, fica difícil saber qual funcionará corretamente. Sendo assim, realize testes, não somente de upload de dados, mas também de restauração dos arquivos. Isso a fim de avaliar se os dados não foram corrompidos ou algo do tipo.
Defina um responsável e uma rotina periódica de restauração de dados. Assim, além de validar se os dados estão íntegros, será um exercício de procedimento para uma situação real de perda de dados, inclusive de validação do não esquecimento da chave (senha) criptográfica dos backups.
É por isso que aqui na Platon nós fazemos questão de que novos clientes testem gratuitamente nossa solução em sua empresa para terem a segurança e certeza de que estarão bem protegidos.
Assim como é importante realizar testes de restauração dos arquivos. É muito recomendado adotar uma rotina de análise e atualização dos arquivos e diretórios que estão inclusos nas rotinas de backup.
É muito comum o backup ser apontado para determinadas pastas no sistema, por exemplo, e dali três meses uma nova pasta com arquivos igualmente importantes é criada e fica de fora do backup.
Além de novos diretórios, podem ocorrer novas implantações de sistemas ou mesmo migrações de estrutura e todas estas mudanças precisam ser redefinidas para garantir um backup atualizado e eficiente.
Quando falamos de backup em nuvem para empresas normalmente os dados que são inclusos nas rotinas são aqueles que são realmente importantes para a continuidade da operação em caso de incidentes.
Entretanto, na prática, é comum existirem alguns tipos de arquivos que não são relevantes para a empresa e acabam ocupando espaço da cota de backup. Por sinal, alguns destes arquivos acabam muitas vezes sendo maior que os dados importantes. É o caso de arquivos de música (MP3, WMA, WAV) e vídeo (MP4, MOV, AVI).
Nos softwares de backup é possível criar filtros por extensão do arquivo. Estes filtros podem ser tanto inclusivos quanto exclusivos. Por exemplo, se sua empresa precisa realizar backup apenas de arquivos do Autocad, você pode definir para realizar somente backup de arquivos que tenha a extensão DWG (arquivo.dwg).
O mesmo acontece se você não quiser que nenhum vídeo seja incluso no backup, por exemplo, pode criar um filtro para excluir do backup todos os arquivos com extensões AVI, MOV, MP4 e etc.
Nossas dicas foram úteis? Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.